Constituição da República Federativa do Brasil

    Capítulo IV
    DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA
    Seção II - Da Advocacia-Geral da União

Art. 131. A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo.
    § 1º. A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado-Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República dentre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
    § 2º. O ingresso nas classes iniciais das carreiras da instituição de que trata este artigo far-se-á mediante concurso público de provas e títulos.
    § 3º. Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei.

Art. 132. Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas, organizados em carreira na qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, observado o disposto no art. 135.

Seção III - Da Advocacia e da Defensoria Pública

Art. 133. O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

Art. 134. A Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, LXXIV.
    Parágrafo único. Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais.

Art. 135. Às carreiras disciplinadas neste Título aplicam-se o princípio do art. 37, XII, e o art. 39, § 1º.
 



Tópicos Correlatos:
    Advocacia-Geral da União - Artigos e dados históricos, jurisprudenciais, institucionais e legislativos
    Lei-Complementar n. 73/93 - Legislação referente à Advocacia-Geral da União
    Dívida Ativa - Doutrina, Legislação e Jurisprudência relativos ao Controle, Inscrição e Cobrança da Dívida Ativa
    Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional - Dados históricos, institucionais e legislativos sobre a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional
    Procuradores dos Estados e do Distrito Federal - Dados históricos, institucionais, constitucionais e legislativos sobre as Procuradorias Gerais dos Estados e do Distrito Federal
    Defensoria Pública - Dados históricos, institucionais, jurisprudenciais e legislativos sobre a Defensoria Pública no Brasil
    Art.5º, LXXIV - Texto constitucional
    Lei-Complementar n. 80/93 - Lei que organizou a Defensoria Pública da União, do Distrito Federal e dos Territórios, prescrevendo normas gerais para sua organização nos Estados.
    Art.37, XII - Texto constitucional
    Art.39, § 1º - Texto constitucional